Jornada de trabalho híbrido: como se preparar para as mudanças na dinâmica de trabalho pós-pandemia

Após o ano de 2020, empresas brasileiras começaram a repensar seus modelos de trabalho. Com a pandemia do novo coronavírus, o home office marcou a rotina dos trabalhadores e provou aos empregadores que a atividade remota é possível. Para os especialistas, a flexibilidade da jornada e a entrega de escritórios em meio à crise apontam que o modelo híbrido, que mescla o trabalho presencial com o remoto, ganhará força para o futuro mercado de trabalho.

Contudo, você se considera preparado para as mudanças? Com a nova realidade e a transformação digital do trabalho, novas habilidades também serão necessárias, tanto para os funcionários quanto para os gestores, confira:

Funcionários
Quando falamos sobre as novas habilidades necessárias para um excelente funcionário, a mais importante é o autogerenciamento. A nova realidade do mercado de trabalho necessita de autogestão, independência e proatividade. Por isso, é importante criar uma rotina, buscar entender quais são os melhores dias para trabalhar em casa e para trabalhar no escritório; e estabelecer metas e atividades e prazos.

Gestores
O fator principal para os gestores do trabalho híbrido é a empatia. É necessário entender um pouco mais sobre a realidade de seu funcionário e sua rotina em casa. Além disso, estipule e deixe claro qual é o seu horário de trabalho; você precisa ser o exemplo para a equipe de que o sistema funciona bem. Por último, confie na equipe e na autogestão independente; foque nos indicadores de produtividade.

Ponto importante para toda a equipe
Apostem em uma comunicação clara e objetiva! Saber se comunicar é a chave para manter um trabalho híbrido de excelência. Isso deve ser levado em consideração desde a redação de um e-mail, afinal é um momento em que não estamos mais ao lado de outros funcionários.

Por fim, abuse das ferramentas online para que a sua equipe possa acompanhar a transformação digital da empresa. Não tenha medo! Apesar de desafiador, o sistema de trabalho híbrido pode trazer grandes benefícios.