Vantagens e desvantagens do recrutamento e seleção on-line

O setor de recursos humanos aposta cada vez mais nessa nova ferramenta para otimizar e agilizar os processos

A tecnologia não só se otimiza a cada dia, como também invade e transforma todos os setores. Na área dos recursos humanos não poderia ser diferente. Desde o início da pandemia, as empresas começaram a apostar, cada vez mais, na realização de processos de recrutamento e seleção on-line. Assim como todas técnicas, essa também tem suas vantagens e desvantagens.

É importante que os candidatos conheçam como esses  processos são realizados e quais são seus prós e contras, para saber usá-los a seu favor. Pensando nisso, o Grupo VRS preparou esta publicação para te explicar e te ajudar a se atualizar sobre o funcionamento desse serviço.

Como funciona o processo de recrutamento e seleção on-line?

O processo de recrutamento e seleção é extremamente importante para a empresa, para os colaboradores e futuros colaboradores. É a partir dele que é possível saber se o candidato se alinha aos ideais e demandas da empresa e vice-versa.

Quando a organização opta por realizá-lo de forma on-line, a única ou principal fonte de contato entre o candidato e o recrutador é feita pela internet. São realizados testes de personalidade, entrevistas remotas, provas de raciocínio lógico, de proficiência em uma língua estrangeira, entre muitas outras coisas.

Principais vantagens

1)Economia de tempo

Por ser on-line, o processo otimiza e economiza tempo não apenas da empresa, mas também do candidato à vaga. Isso porque existem filtros que podem ser utilizados para encontrar pessoas que se adequam aos pré-requisitos que o recrutador procura, o que facilita o processo de triagem do RH.

Para os candidatos, eles não precisam separar grande tempo para se deslocar até a empresa para a realização de entrevistas e dinâmicas, pode fazer tudo isso de casa. Sem  gastar o tempo e o dinheiro que seriam necessários para chegar ao local.

2)Complementar banco de talentos 

O recrutamento on-line dispensa os currículos físicos e possibilita  a formação de um banco de talentos para a empresa. Assim, todos os candidatos dos mais diversos setores passam a compor um único banco de talentos para que a organização possa consultar e ter acesso quando quiser e precisar.

3)Mais possibilidades para a avaliação 

Por acontecer pela internet, o processo permite o uso de diversas ferramentas para a avaliação dos candidatos. Podem ser realizados  testes, pesquisas em redes sociais e até mesmo formulários com perguntas que vão mapear tendências de comportamento.

4)Maior poder de alcance

Os processos seletivos que acontecem remotamente tem um poder de alcance muito maior entre os candidatos, que podem participar de qualquer lugar do mundo, sem precisar se locomover e gastar dinheiro.

Além disso, as vagas divulgadas por redes sociais e  portais de vagas alcançam muitas pessoas de forma  rápida e gratuita para a empresa e candidatos.

Desvantagens

1) Maior chance de leitura incorreta do candidato

Os processos seletivos presenciais ainda garantem um contato mais direto com o candidato, já que entrevistas pessoais possibilitam compreender com maior clareza a forma como eles se mostram e atuam,  a partir de gestos, falas e posturas, que por uma entrevista on-line podem passar despercebidos.

2) Menor dedicação de candidatos em processos on-line

É possível que os candidatos se dediquem menos aos testes e etapas de processos seletivos on-line por ainda não estarem totalmente acostumados e crentes nesta metodologia. Por isso, eles podem acabar sendo menos atenciosos e rigorosos com o desenvolvimento das atividades do processo.

3) Exclusão de bons candidatos

Nem sempre o candidato potencial irá conseguir utilizar exatamente as palavras-chaves demandadas pelo processo seletivo on-line. Por isso, acabam sendo descartados, apesar de suas competências compatíveis com a empresa.

4) Impessoalidade do processo

Os candidatos podem ser vistos apenas como números, já que o alto alcance do processo de recrutamento e seleção on-line gera um excesso  de possibilidades de pessoas. Além disso, os candidatos ou não têm contato direto com os recrutadores, ou têm contato mínimo, o que gera um sentimento de menos conexão com a empresa.

Como todos os métodos, o  processo de recrutamento e seleção on-line possui prós e contras. Cabe às empresas escolherem qual tipo de processo seletivo atenderá melhor suas necessidades. Para isso, é preciso avaliar qual tipo e quantos candidatos estão sendo recrutados e planejar uma contratação que alinhe com os ideais da organização.

Não fique fora por sobre as tendências do universo do RH. Nos acompanhe por aqui e por todas as nossas redes sociais. Nós estamos ativamente no Facebook, Instagram e Linkedin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top