Busca por trabalho após os 50 anos: algumas dicas que podem ajudar

O mercado de trabalho é competitivo, independentemente da faixa etária, mas é comum que acima dos 50 anos as pessoas passem por ainda mais dificuldades para conseguirem ocupar uma vaga. Esse cenário não deveria se sustentar, já que as pessoas dessa idade geralmente são tão ativas quanto os mais jovens e, muitas vezes,  mais experientes. Infelizmente, algumas empresas ainda enxergam o amadurecimento de idade mais como um “contra” do que como um “pró”.

Pensando nisso, o Grupo VRS, nesta publicação deseja ajudar você, que tem mais de 50 anos, a conseguir se estabelecer ou reestabelecer no mercado de trabalho. Primeiramente, se aquela famosa frase “estou muito velho(a) para isso” se repete com alguma frequência em seus pensamentos, apague-a. Você ainda tem tempo para conquistar suas metas, basta se planejar estrategicamente.

Em um estudo realizado pela consultoria especializada em recrutamento – Robert Half-Robert – foi perguntado aos entrevistados quais eram os benefícios de contratar alguém depois dos 50. As respostas foram experiência (86%), conhecimento (66%), resiliência e inteligência emocional (43%) e contribuição para a diversidade da empresa (30%).

Fica claro que ter mais de 50 anos pode sim ser um atrativo quando se trata da concorrência por uma vaga. Assim, são nesses pontos positivos que é preciso que você se destaque entre os demais candidatos.

Separamos cinco dicas que podem lhe ajudar muito. Siga a leitura com a gente!

  1. Atualize seus conhecimentos tecnológicos

É fundamental que o recrutador olhe o seu currículo e saiba que, apesar da idade mais avançada, você buscou se atualizar e aprender as novidades do universo tecnológico, importante em todos os setores de trabalho hoje em dia. Caso ainda  não se sinta seguro em relação aos conhecimentos tecnológicos, essa é a hora de investir em cursos on-line e até mesmo pedir auxílio a pessoas próximas que entendam do assunto.

  1. Realize networking

Para conseguir ocupar um espaço no mercado de trabalho atualmente é indispensável que você tenha a maior rede de contatos possíveis com as pessoas da sua área de atuação. É possível fazer isso a partir das redes sociais, principalmente pelo Linkedin, que é mais voltado para perfis profissionais. Essas pessoas podem te indicar ou até mesmo te contratar em algum momento.

  1. Busque por vagas na internet

Nos dias de hoje, é muito comum conseguir encontrar vagas na internet, não só em sites especializados na divulgação de vagas e recrutamento de pessoas, como também nas próprias redes sociais. Existem diversos perfis no instagram próprios para a divulgação de oportunidades para diferentes setores específicos, grupos no Facebook e Whatsapp, LinkedIn, entre outros meios. O site e redes sociais do Grupo VRS estão repletos de oportunidades!

  1. Valorize sua experiência no currículo

Seu diferencial é sua experiência, que provavelmente são em maiores quantidades e variedades que a dos outros candidatos. Por isso, invista na exposição delas, conte seus cases de sucesso com evidências concretas para atrair o recrutador.

  1. Mostre que você consegue trabalhar com pessoas mais novas

É importante demonstrar que você não possui  nenhum problema em trabalhar com pessoas mais novas que você. Além disso, você precisa estar aberto para a troca de aprendizados e ensinamentos entre pessoas com idades inferiores a sua. Por isso, o ideal é mostrar que, independentemente da faixa etária, você está apto e empolgado para o trabalho em grupo.

Anote essas dicas, elas vão te ajudar bastante no processo de busca de trabalho, e lembre-se sempre: nunca é tarde demais para ir atrás daquilo que você deseja. Trace suas metas, mas antes, estude com cautela quais são as maneiras que você tem de alcançá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top