A divisão entre a vida pessoal e profissional está cada vez mais estreita. No dia a dia de grandes tarefas e prazos, muitas vezes não percebemos o momento que deixamos um espaço e migramos para outro. Afinal, quantas vezes você já resolveu assuntos particulares no trabalho ou estendeu o seu horário para terminar aquela demanda em casa?
Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional está diretamente conectado à saúde física e emocional das pessoas. A flexibilidade inclui conciliar o desenvolvimento da carreira com família, amigos, lazer, cuidados com a saúde e realização de projetos pessoais. Quando essa estabilidade é comprometida, é impossível manter o bom funcionamento das duas áreas da vida.
Conforme a necessidade de construir uma estabilidade financeira e a vontade de se manter ativo no mercado, a busca pela qualidade de vida muitas vezes pode ser falha. Esse desequilíbrio pode gerar consequências graves, como problemas psicológicos e físicos, ruptura nas relações familiares e sociais, e a queda na produtividade.
De acordo com um estudo realizado em 2021 pela empresa Oracle em conjunto com a RH Workplace Intelligence, houve um aumento de 300% referente à sensação de descontrole da vida pessoal dos trabalhadores brasileiros. Na vida profissional, o número também teve um grande aumento de 218%. Já em uma pesquisa feita pela empresa Randstad, 81% dos brasileiros inseridos no mercado de trabalho desejam encontrar flexibilidade entre a vida profissional e pessoal.
Mas em um mundo cada vez mais globalizado e repleto de pendências, como alcançar esse equilíbrio?
- Gerencie o seu tempo.
Para iniciar uma flexibilização entre a vida pessoal e profissional, analise o seu gerenciamento e distribuição de tempo para as tarefas diárias. Saiba quantas horas são gastas no trabalho, no lazer e até mesmo nas pequenas distrações durante o dia.
- Determine suas prioridades.
Estabeleça quais atividades mais importantes devem ser realizadas primeiramente e não perca tempo com compromissos sem valor. Assim, você garantirá que as horas de trabalho sejam bem aproveitadas. Adotar um método de produtividade também é uma ótima estratégia.
- Estabeleça um planejamento.
Um bom planejamento e organização são fatores essenciais para todas as áreas da nossa vida. Organizar suas atividades profissionais e pessoais diariamente ou semanalmente pode ajudar a ter uma visão mais ampla das suas ocupações.
- Delegue funções.
É importante compreender que você não precisa estar encarregado de todos os afazeres todos os dias. Muitas vezes queremos abarcar tantas responsabilidades que não pensamos em quão sobrecarregados podemos estar ou ficar. Compartilhe ideias, dê funções e peça ajuda aos colegas de trabalho quando necessário.
- Saiba se desconectar.
Seja persistente no seu propósito. Nos dias de hoje, mesmo durante passeios, férias ou momentos de descontração, muitas pessoas sentem a necessidade de estar sempre conectados. Fora do horário de trabalho, busque desativar suas notificações e estabeleça períodos para desligar o celular e reservar aquele tempo somente para si.
Lembre-se que o seu sucesso profissional jamais conseguirá superar uma vida pessoal saudável.